SER E FAZER E DISCÍPULOS

A CONDIÇÃO DO DISCIPULO

  • “Se esforce para ganhar alma, essa é a vontade de Cristo Jesus”

Lc 19:13

Introdução:

Quando os escravos foram posto em liberdade por um decreto da princesa Isabel, ficaram numa situação crítica,não sabiam lidar com dinheiro,nem sabiam se comportar como um trabalhador comum, o resultado foi o surgimento de favelas. O crente deve também receber a libertação da “membresia” e se tornar livre para servir, mas para isso deve ser treinado.

Em Lucas no texto em referência Jesus usou uma palavra cujo significa pode ser entendido como “ser pragmático”, e fala também de dinheiro, cujo significado pode ser traduzido como” as mais diversas bênçãos que recebemos na conversão, com um destaque especial para a Palavra”.

A propósito do texto destacamos a frase :

 Negociai até que eu volte”

Anote na sua agenda alguns itens necessários para a condição de um discípulo:

  •   
  • Ser Discípulo

Ser discípulo é uma condição essencial inicial, não podemos fazer sem ser, sem a buscar por ser um discípulo que procura aquela identificação com o Mestre, muito embora saibamos o quão distante ficamos do padrão, principalmente quando Ele é o padrão.

Ainda podemos procurar a semelhança com Paulo mesmo assim ficamos distante, então procuramos ficar próximo de John Wesley , outra vez ficamos distante. Nesse mundo pós-moderno podemos pelo menos ter alguma proximidade com alguém que de alguma forma está fazendo discípulo e esse alguém é ele mesmo que se aproxima do padrão.

Para procurar um padrão , nada como começar a fazer discípulo e cada vez mais você estará se aproximando do padrão e ao mesmo tempo sendo para outros um padrão.

Seja um discípulo. Paul Yonggi Choo, disse que : “Em alguns lugares, os pastores estão muito bem preparados, mas as ovelhas passam fome”. O dever do pastor é ensinar a igreja a fazer discípulos, libertar e treinar seus membros para a tarefa.

  •  Estudar

Discípulo no sentido mais restrito possível e dentro do contexto do novo Testamento seria hoje o equivalente àquele que é mais do que um simples membro. Para ser um bom discípulo Paulo o apóstolo estudou e muito. John Wesley idem, houve entretanto alguns que estudaram pouco ou quase nada pelo simples motivo de falta de oportunidade. Falta de oportunidade não é o meu caso tampouco o seu caso, portanto estude, tenha uma mini biblioteca. Leia sempre repetidamente o Núcleo que mostra a visão da Igreja Metodista desde o seu início. Faça a leitura mais uma vez do pequeno livro: “Fazendo discípulo num mundo pós-moderno”. Leia : Um modo de pensar , para melhorar sua abordagem discipuladora junto ao estudante do nosso tempo.Estude , estude muito, mas procure passar o que você aprendeu para que possa aprender muito mais.

  • Organizar

Não se esqueça de ser organizado. A organização lhe dará melhores condições. Tenha uma agenda como o endereço do discípulo o telefone dele, o lugar onde trabalha quem são os pais, os irmãos, parentes enfim toda informação que julgar importante.

A organização pede também aquela comunicação que evita a solidão, portanto procure alguém que lhe acompanhe e que no futuro também possa ser um líder de célula, esse é um modelo que possibilita acontecer hoje um tema tão propagado no século XV.- o sacerdócio universal do crente.

 Como um metodista inserido na história siga a ética, não procure membros de outras denominações, observe a ética e nunca se esqueça de prestar contas ao seu pastor na igreja local.

  •  Estratégia;

A estratégia tem início no interior. Quem por acaso vai fechar um negócio pensa muito no objeto do negócio que será feito, valor etc. Quando se vai construir uma casa se pensa no material de construção. Quando Jesus falou sobre o dever de negociar, () envolveu no negócio proposto aquilo que damos muito valor : O dinheiro. Você vai usar o seu dinheiro de forma segura, num plano bem elaborado . Pragma é a mesma palavra paras as coisas da fé. Atos, coisas,eventos e até sucesso, são as coisas que esperamos com fé.

A estratégia tem início no interior, no seu íntimo, mas envolve todo o seu ser. Esse negócio envolve cálculo,investimento e ação colocados numa estratégia para um resultado positivo. Um sucesso, um bom negócio

Uma estratégia sem ação é uma desilusão semelhante a um jogador que treina por todo o tempo e nunca entra em campo para enfrentar o “adversário”. Por outro lado Ação sem estratégia é atirar no escuro, correr sem saber para onde vai. Já pensou alguém treinar para nadar numa piscina em direção a um alvo e no momento que mergulha na piscina perde a noção do alvo e nada sem rumo em todas as direções possíveis e imagináveis ? O pastor que não liberta os seus membros para o discipulado é como um treinador que prepara mal seus atletas.. Perde-se muito tempo.

Se você deseja ser um discípulo, estude , seja organizado, e elabore uma estratégia.

Estratégia significa inicialmente, combater e lutar. epois expandiu-se para significar um plano para ser vitorioso, um plano para se chegar a um lugar predeterminado de forma vitoriosa, chegar com êxito, alcançar o alvo..

 O objetivo, nessa “batalha espiritual” tão esquecida no tempo, requer horário, escolha de posição no campo, o momento de iniciar, e o momento de terminar. Quais estudos serão passados, que momento deve ser interrompido para uma oração. Como responder de forma satisfatória àquela pergunta pertinente. A oração está no inicio e no fim da reunião.

Deve-se usar uma estratégia para que os corações se abram, as necessidades sejam colocadas no altar e o líder fará a oração, o enfermo é curado e o problema solucionado. Lembre-se : Só numa célula é onde os corações se abrem com maior facilidade.O líder portanto deve se pautar com ética, como alguém em quem se deve confiar

  • Agir

Qual é o seu olhar sobre a imensa plantação de trigo? Um olhar de um êxtase vegetativo,indefinido,melancólico e vazio, ou um olhar de Ceifeiro ?

Lembro- me de dois hinos entoados na Escola Dominical , o primeiro “ Da Linda pátria estou” o segundo : “ avante! Avante! Ó crentes. Uma saudade indefinida de uma pátria advir, e de um trabalho ainda não acabado. O segundo hino um chamado para o evangelismo dependente de planos engavetados para um futuro dependente de um preparo que nunca se completava.

Entrar em ação representa assumir a emancipação, a maturidade, e a necessidade de ser altruísta pensar no outro. A execução da tarefa exige , especialização,motivação e ação em aliança com o Espírito Santo.

Entra em ação é o momento mais significativo na vida do discípulo, porque é nesse “Agora” que ele vai descobrir a importância de ser e fazer discípulo descobre também valores, verdades, e ensinos que lhe foram ocultos. , segredos que lhe são revelados. Quanto aos dois hinos, cantasse o primeiro na adoração no preparo e no desejo do reino que vem. Cantasse o segundo no desejo de ter uma forte motivação para cumprir o “Ide!”

 O “ Ide “ é como aquele “então” (wav – ו) como uma agulha que desperta o boi para a caminhada. “ Vav” : é como um despertador que grita aos ouvidos despertando-nos do sono para um dia de trabalho.

.Quando o soldado vai para frente de batalha descobre a importância do que aprendeu e como a vida é passageira. É no discipulado prático que a vida é descoberta, tanto o seu sentido como a sua praticidade , a sua utilidade no reino como vaso de honra, e como participação no sofrimento de Cristo pelo evangelho. A célula é um lugar excelente para as descobertas heurísticas, assim tanto aluno como o professor são edificados.

  •  Conclusão:

A vida de um discípulo tem valores que formam o fundamento da sua existência, Cristo, a Fé a Esperança e o Amor. Todavia nada deve ou pode ser retido como um dinheiro ( ) escondido debaixo do colchão, de forma que a sua vida é a pratica da sua vida em relação a si mesmo e em relação ao seu próximo. “ Negociai até que eu volte”.

Bispo Primaz I.f. Barreto

Advertisements

About barrosh F.

Bishop of Methodist Renewal Church
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s